pipas-artigo-site-portugal

A enciclopédia de Vinho do Porto. Tudo o que precisa saber!

Que tipos de vinho do Porto existem?
Pode-se categorizar dois estilos de vinho do Porto, os amadurecidos em garrafa (bottle matured) e os amadurecidos em madeira (wood matured). Os aromas, sabores e os “tipos”  dependem do processo de envelhecimento.

Amadurecidos em Madeira
Os Tawny (ao contrário dos vinhos Ruby) possuem uma cor dourada,  estagiam em pipas de carvalho menores, o que aumenta o contacto com o oxigénio e com a madeira, daí a cor aproximar-se do âmbar e a degustação trazer à memória nozes, amêndoas e frutos secos. São obtidos através de vários lotes de vinho com idade média de 3 anos e com muitas trafegas. Os vinhos Ruby são elaborados com uvas tintas, amadurecem em madeira entre 2 a 3 anos, apresentando uma cor rubi muito viva,  juventude e a degustação faz lembrar os frutos vermelhos. Por sua vez, os Reserva (Tawny ou Ruby) são vinhos de qualidade um pouco superior comparados com os não reservas, pois são produzidos com lotes de vinhos com idades médias de 5 a 7 anos, com envelhecimento em madeira. Os Ruby Reserva mantêm a cor rubi, não obstante o contacto mais prolongado com cascos de madeira e os Tawny Reserva apresentam cores mais acastanhadas, similares aos vinhos mais velhos.

Os vinhos mais complexos e ricos são os que estagiam por longos anos em cascos de carvalho e possuem Indicação de Idade (10, 20, 30, 40 anos.) São produzidos com lotes cuja idade média é indicada na garrafa, sendo que os vinhos especiais com o envelhecimento evoluem para tons mais claros, com sabores mais licorosos, fazendo lembrar mel, canela e, entre outros, chocolate. Por sua vez, os Vinhos Colheita são os obtidos através de lotes de uma colheita só, num dado ano específico, quando a colheita é considerada extraordinariamente boa. Até o engarrafamento passam mais de 7 anos em casco, nos quais ganham sabores elegantes, delicados e ricos, de qualidade superior com cores claras. Portanto, são vinhos do Porto Tawny. Já os Vinhos Brancos do Porto são mais jovem, frutados, com sabores mais doces, produzidos com uvas brancas, que estagiam 2 a 3 anos em tonéis de madeira.

Todos estes tipos de vinho são ricos, únicos no aroma e prontos a ser apreciados após engarrafamento.

Os Portos Vintage são os vinhos considerados excepcionais na gama dos Portos. São obtidos através de uma colheita só de um dado ano considerado de qualidade excepcional, produzidos com uvas exclusivamente selecionadas. Logo após o engarrafamento podem ser apreciados, mesmos mais jovens, pois o estágio de mais ou menos 2 anos em tonéis de madeira proporciona elementos únicos. Todavia, a lenta e contínua evolução em garrafa proporciona ainda mais qualidade, tornando-os mais suaves, harmónicos e florais. São vinhos que podem aguardar pacientemente uns 40 anos em garrafa antes de um inevitável apreciação.

Sabia que só o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) é que pode classificar e reconhecer um vinho do Porto? 

Além do Vintage normal, há o Vintage Single Quinta que é de um único ano extraordinário e caracteriza-se por ser simultaneamente de uma única vinha de uma dada casa produtora. Por isso, são vinhos singulares não só pela qualidade, mas por carregarem o selo de ícone, exclusividade, que dão continuidade à tradição e elevam a herança das marcas. Os Porto LBV (Late Bottled Vintage) são vinhos de um único ano, com capacidade de evolução em garrafa, de cor intensa e vermelha. Até a garrafa, estagiam cerca de 6 anos em tonéis de madeira e amadurecem uns 3 anos em cave antes da ida ao mercado.

Pergunta frequente – existem boas alternativas ao Porto Vintage? Sim! 
Normalmente são os vinhos denominados Crusted, um outro tipo de vinho do Porto, cujo nome advém da formação característica de depósito durante o evolução em garrafa. São produzidos com vários lotes vintages, com estágio de 4 anos em madeira, pelo que são vinhos igualmente de muita qualidade.

Vinhos sem envelhecimento 
Uma inovação introduzida nos anos recentes foi o vinho do Porto Rosé caracterizado pela cor rosada e pela juventude. A cor deve-se à nada intensa maceração, sem oxidação. Trazem sabores mais irreverentes, a novos públicos, acrescentado mais uma opção a já bem variada gama de vinhos do Porto.  

Há momentos ideais para consumir o vinho do Porto?
A verdade é que não existe um momento específico, ideal. Há vinhos do Porto que acompanham bem sobremesas (os vinhos do Porto que são Brancos e complexos, os Ruby, os Tawny). Por exemplo, vinhos do Porto Brancos e Secos como aperitivo servem muito bem. Também destaca-se os que harmonizam com uma refeição como pratos de carne vermelha (o Porto LBV tem essa interessante característica). Mas a sua preferência são cocktails? Bom, vinhos do Porto Rosé ou Brancos tanto meio secos como secos são boas opções para cocktails. O ato de abertura de um Vinho do Porto deve ser, por si só, o melhor argumento para se ter um momento, ponto.

A que temperatura se deve servir cada tipo de vinho do Porto?
Uma boa apreciação do vinho do Porto depende muito da temperatura de serviço. A uma temperatura demasiado baixa não se lhes consegue detectar os aromas e irão parecer todos iguais. Se a temperatura for demasiado alta, será impossível detectar os aromas, pois praticamente só o álcool sobressai. Hum, nada agradável! A Portugal Nosso recomenda estas temperaturas:

Porto Ruby: 16ºC-18ºC
Porto Tawny: 14º-16ºC
Porto Branco: 10-12ºC
Porto Rosé: 6ºC

É preciso decantar todos os vinhos do Porto?
Os vinhos susceptíveis de criar algum ou bastante depósito devem ser todos decantados. A boa virtude é que a decantação permite arejar os vinhos, principalmente os que passaram longos anos confinados numa garrafa, para além de separar as borras, que nunca é agradável de se ter no copo.

Que Vinhos do Porto devo consumir de imediato e quais é que posso guardar?
O engraçado nos Vinhos do Porto é que são produzidos muito em função da tipologia/família a que pertencem, atendendo ao mercado e  à características de consumo que irão satisfazer. O Porto Vintage é elaborado com capacidade de envelhecimento de décadas em garrafa (e esse envelhecimento atribui complexidade adicional). Os Ruby normalmente considerandos mais de gama de entrada visam um consumo mais imediato, sem essa capacidade de longevidade. Os vinhos do Porto Rosé são lançados no mercado com a mesma perspectiva de consumo, no imediato, assim como os brancos desprovidos de complexidades. Por sua vez, o contacto com madeira em contínuos processos de envelhecimento permitem aos vinhos Tawny adquirir a tal grande capacidade de evolução em garrafa. Por exemplo, pode consumir um vinho Tawny até 6 meses depois de abrir a garrafa, facto só possível devido ao envelhecimento oxidativo.

O icónico Porto Vintage é para ser consumido até 48h. Nesses dois dias, o ideal é usar um decanter com tampa para diminuir a exposição ao ar. Os Brancos (de 10, 20, 30 e 40 anos) assim como os Tawny, Tawny Reserva e os Vinhos Colheita podem ser guardados e consumidos até 4 meses. Lá está, sempre que tapados, os vinhos de maior idade se conservam por mais tempo. O período de conservação é de 10 dias para os Vinhos Brancos ou de até 20 dias nos Brancos mais tradicionais. Já os Crusted e os LBV podem ser consumidos até 5 dias, sempre em guarda numa garrafa com rolha ou num decanter com tampa. Os Ruby Reserva ou os Ruby correntes podem ser consumidos até 10 dias.

Como preservar e guardar a preciosidade?
Uma boa guarda para além de melhorar as características do vinho no processo de envelhecimento em garrafa, que o valoriza, é um investimento seguro. E a boa notícia é que é de baixo custo!
Um espaço arejado, sem variações de luz, mais para o escuro do que claro, sem vibrações e cheiros que podem contaminar o vinho ao longo dos anos, assim como umidade entre os 75 a 65% e temperaturas constantes por volta dos 14 a 15ºC são as condições base. Lembre-se, as garrafas devem permanecer na horizontal (deitadas). Assim, as rolhas não perdem a elasticidade e ficam úmidas, caso contrário o vinho envelhece demasiado rápido. 
Já agora, sabia que é tradição guardar uma caixa de vinho do Porto Vintage de um ano referente ao nascimento ou de uma data marcante? E que durante a vida, dessa mesma caixa vai-se abrindo garrafas em momentos marcantes, como por exemplo um aniversário, licenciaturas, e que, por vezes, é mesmo passado de uma geração para a outra? Fica aqui uma sugestão Portugal Nosso.

partilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Tem dúvidas sobre o seu pedido? Precisa de ajuda?

Estamos cá para ajudá-lo. Contacte-nos!

Serviço ao cliente (chat center)

Serviço ao cliente (chat center)

PN_icn_10_2x.png

Serviço ao cliente (chat center)

PN_rodape_logo_01_2x.png

Contactos

Portugal Nosso Antas
Praceta Francisco Borges, 99, 5.8
4200-310 Porto

GPS: 41.173279, -8.587885

Tel: +351 223 175 876
Telm: +351 926 140 973

Newsletter

Subscreva a nossa newslerter

PN_rodape_logo_01_2x.png

Contactos

Portugal Nosso Antas
Praceta Francisco Borges, 99, 5.8
4200-310 Porto

GPS: 41.173279, -8.587885

Tel: +351 223 175 876
Telm: +351 926 140 973

Subscreva a nossa newsletter

Contactos

Portugal Nosso Antas
Praceta Francisco Borges, 99, 5.8
4200-310 Porto

GPS: 41.173279, -8.587885

Tel: +351 223 175 876
Telm: +351 926 140 973

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter

© Portugal Nosso  – Todos os direitos reservados. Design por DWSI.

© PORTUGAL NOSSO  – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. DESIGN POR DWSI

© PORTUGAL NOSSO  – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. DESIGN POR DWSI.

Confirmação idade

Tem idade legal para consumo de bebidas alcoólicas?

Para entrares no nosso site tens de ter mais de 18 anos.

Ao entrares, estarás a concordar com a nossa política de privacidade.