O maravilhoso mundo da mostarda

Há tanto para dizer sobre este familiar dos bróculos

Se o seu conceito de mostarda se resume à imagem das embalagens de plástico amarelas nas prateleiras dos supermercados ou às bifanas e aos cachorros, a partir de agora a mostarda vai adquirir um significado completamente novo.
Adorada e consumida em todo o mundo, a mostarda é um vegetal crucífero da família das couves e dos brócolos.
Enquanto condimento é produzida à base de três ingredientes: as respetivas sementes, água e vinagre.
Entre as cerca de quarenta variedades diferentes de plantas de mostarda, existem três tipos principais que são utilizados para extrair sementes de mostarda:

  • Mostarda branca (Brassica alba): utilizada para fazer a pasta de mostarda amarela, é a mais comum e a mais suave de sabor.
  • Mostarda castanha (Brassica juncea): de sabor mais intenso que a branca, mas mais suave que a negra, é o género utilizado para fabricar a mostarda de Dijon.
  • Mostarda preta (Brassica nigra): originária da Índia, é a mais difícil de encontrar e a que tem o sabor mais pungente e picante. Na culinária indiana é utilizada na preparação do caril.

Quando a gula leva a melhor, atira-se descaradamente à sobremesa e aos doces. Sim, há quem a combine maravilhosamente com mel e com chocolate.

Mostarda vai bem com...

Tudo!
Combina às mil maravilhas com um bom hambúrguer ou com um bife suculento. Dá cor e sabor ao frango e ao peru. Casa muito bem com um peixe grelhado, mas não desdenha uma relação superficial com um bom marisco. Há dias em que se torna vegetariana e prefere namorar as saladas. Se está com preguiça, não resiste às sanduíches. Quando a gula leva a melhor, atira-se descaradamente à sobremesa e aos doces. Sim, há quem a combine maravilhosamente com mel e com chocolate. Não sabia que a mostarda é usada numa imensa variedade de doces? Sinceramente, onde é que tem andado este tempo todo? É que não sabe o que está a perder!
E já agora, por que não começar por conhecer as nossas mostardas de manga, de pimento piquilho e de legumes.

Os super-poderes da mostarda

Quando falamos de mostarda o adjetivo “saudável” não nos vem logo à cabeça. Mas a verdade é que já a civilização egípcia usava semente de mostarda para tratar problemas respiratórios.
Algumas pesquisas já descobriram na mostarda propriedades que ajudam a combater doenças cancerígenas, a normalizar o colesterol, prevenir diabetes, melhorar o funcionamento dos pulmões e do cérebro.
Com propriedades anti-inflamatórias, a semente de mostarda pode ajudar a combater as doenças respiratórias e a aliviar as dores de costas e a artrite. Compostas pelas vitaminas A e B3, ajuda a manter a pele saudável e a regular o metabolismo. Fonte de antioxidantes e de fibras, a semente de mostarda pode, ainda, ajudar a eliminar toxinas e a regular o corpo humano. Ajudam a diminuir o risco de osteoporose e combater os sintomas da menopausa nas mulheres.

As origens da mostarda

A palavra “mostarda” vem de mustum (suco de uva não-fermentado), um dos antigos ingredientes usados no preparo desse tempero.
Não existe precisão quanto à sua origem. Sabe-se, no entanto, que o condimento já era utilizado pelos egípcios, gregos e romanos, esmagadas e salpicadas nas carnes e peixes a cerca de 3000 mil anos. Estima-se que na Idade Média cozinheiros franceses foram os primeiros a elaborar o condimento, utilizando as sementes, rusticamente moídas e misturadas a mel e vinagre.
Foi em Dijon que a mostarda ganhou popularidade. A mais célebre mostarda francesa, teve a sua origem na Idade Média na cidade de Dijon, onde foi apurada e aperfeiçoada até alcançar fama mundial. No séc. XIII, Dijon já era conhecido como centro produtor de mostarda, alcançando a assinatura oficial “Mostarda de Dijon” em 1856, e desde então esta é feita única e exclusivamente nesta região francesa da Borgonha. A mostarda de Dijon pode ser encontrada na versão antiga (à l’ancienne) que tem a particularidade de ser feita com grãos inteiros de mostarda castanha pois antigamente não existiam máquinas para processá-la em forma de pasta.

É mencionada em vários provérbios. No Oriente, “ver flores de mostarda” significa que a pessoa está atordoada por ter levado um choque. Na Europa, “subir a mostarda ao nariz” significa perder a paciência.

Uma planta modesta com mil e uma utilidades

– Os gregos chamavam a mostarda de sí·na·pi, que significa “o que irrita os olhos”.
Entende-se agora por que é que a iperita, uma arma química usada na Primeira Guerra Mundial, foi chamada de gás de mostarda, embora não contivesse nenhuma mostarda.
– Jesus Cristo usou-a para ilustrar o poder da fé: “Deveras, eu vos digo: Se tiverdes fé do tamanho de um grão de mostarda . . . nada vos será impossível.” — Lucas 17:6.
– Apicius, um gourmet romano, criou a sua própria receita cujos ingredientes eram: sementes de mostarda, sal, vinagre e mel. A receita era enriquecida com amêndoas e pinhão, quando servida em banquetes.
– Os potes decorativos que outrora decoravam farmácias continham mostarda em pó para uso terapêutico.
– Como as suas propriedades combatiam o escorbuto, nenhum navio holandês se punha ao mar sem levar um suprimento de mostarda.
– É mencionada em vários provérbios. No Oriente, “ver flores de mostarda” significa que a pessoa está atordoada por ter levado um choque. Na Europa, “subir a mostarda ao nariz” significa perder a paciência.

Produtos recomendados neste artigo

partilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Tem dúvidas sobre o seu pedido? Precisa de ajuda?

Estamos cá para ajudá-lo. Contacte-nos!

Serviço ao cliente (chat center)

Serviço ao cliente (chat center)

PN_icn_10_2x.png

Serviço ao cliente (chat center)

PN_rodape_logo_01_2x.png

Contactos

Portugal Nosso Antas
Praceta Francisco Borges, 99, 5.8
4200-310 Porto

GPS: 41.173279, -8.587885

Tel: +351 223 175 876
Telm: +351 926 140 973

Newsletter

Subscreva a nossa newslerter

PN_rodape_logo_01_2x.png

Contactos

Portugal Nosso Antas
Praceta Francisco Borges, 99, 5.8
4200-310 Porto

GPS: 41.173279, -8.587885

Tel: +351 223 175 876
Telm: +351 926 140 973

Subscreva a nossa newsletter

Contactos

Portugal Nosso Antas
Praceta Francisco Borges, 99, 5.8
4200-310 Porto

GPS: 41.173279, -8.587885

Tel: +351 223 175 876
Telm: +351 926 140 973

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter

© Portugal Nosso  – Todos os direitos reservados. Design por DWSI.

© PORTUGAL NOSSO  – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. DESIGN POR DWSI

© PORTUGAL NOSSO  – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. DESIGN POR DWSI.

Confirmação idade

Tem idade legal para consumo de bebidas alcoólicas?

Para entrares no nosso site tens de ter mais de 18 anos.

Ao entrares, estarás a concordar com a nossa política de privacidade.